sábado, 5 de junho de 2010

Controlar a bagunça das crianças

Pôr as coisas em seu lugar é mais chato para as crianças do que para os adultos. Ajude-os a manter a ordem através do seu exemplo, guardando cada coisa em seu lugar pondo em prática, aquelas regrinhas que sua mãe ensinou:
  • Se tirou do lugar, reponha.

  • Se abrir, torne a fechar.

  • Se trouxe, leve de volta.

  • Se acendeu, apague, etc.

Sabe, você tem a oportunidade de ensinar a seus filhos noções básicas de ordem que os acompanhará pelo resto da vida. Toda criança gosta de um pouco de privacidade, mostre a elas que, se puderem manter o seu quarto arrumado, não haverá necessidade de você entrar lá todos os dias e sim no dia da faxina geral.

Estabeleça uma rotina matinal simples, como forrar a cama ao levantar, guardar o pijama, pendurar as toalhas molhadas.

Outra ideia é brincar com o tempo: entregue uma caixa, saco ou outra coisa, dê a cada criança, marque um tempo de trinta quarenta ou sessenta segundos para recolher brinquedos ou coisas que estão fora do lugar, quem recolher mais coisas você deverá recompensar com um brinde que pode ser, um brinquedo, um chocolate ou até mesmo permissão de dormir mais tarde por uma noite, a premiação vai de acordo com a idade da criança. Isso torna a tarefa mais agradável, como se fosse um jogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails