terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Vinhos!

"O vinho é composto de humor líquido e luz"
- Galileu Galilei -
a) Você sabe quantas uvas são necessárias para produzir uma garrafa de vinho?

Em média uma garrafa contém cerca de 600 uvas.

b) Por que a garrafa de vinho deve ficar na horizontal e não na vertical?

Isso se explica pelo fato de que, se mantida na vertical, o vinho não entrará em contato com a rolha, geralmente feita de cortiça, uma fibra vegetal. O contato da rolha com o vinho potencializa o processo de vedação, impedindo assim a entrada de ar na garrafa e, por consequência, sua acidificação ou “avinagramento”.

Contudo, assim que aberta, o ideal é que a garrafa fique na vertical para que seja menor a contaminação entre a bebida e o ar que já penetrou na embalagem.

 Fonte: Associação Brasileira de Enologia - enologia.org.br


Como conservar o vinho depois de aberta a garrafa

 
Uma garrafa de vinho após aberta, deve ser fechada com a rolha e conservada na porta da geladeira. O vinho pode ser armazenado durante 2 - 3 dias, sem alterações de qualidade.


Se o vinho for de garrafão, poderás tranferi-lo para uma garrafa menor, para que menos vinho entre em contato com oxigênio.

Sendo o oxigênio o responsável pela oxidação do vinho, alguns fabricantes de acessórios para vinhos desenvolveram um mecanismo para evitar o contato do vinho com o oxigênio. O mais popular e barato é um "bombinha de vácuo", segundo os fabricantes é possível conservar o vinho depois de aberto por até uma semana.


Sei que muitos amigos adoram um bom vinho e sabem tuuuuuudo!! mas alguns gostariam de conhecer um pouco mais sobre esta bebida encantadora, pensando em vocês fui pesquisar algumas dicas e curiosidades, espero que curtam bastante.

Beijos! Wilza

http://www.osvinhos.com.br/curiosidades.html>

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails